O melhor computador do Mundo

ZX Spectrum 48k

Tal como alguns outros, sou da geração do ZX Spectrum. Foi o primeiro PC que tive. Foi com ele que descobri como jogar é divertido (alguém tem saudades do ELITE?), mas principalmente como é viciante criar coisas num computador.

Tive sorte. Uma máquina com um processador Z80 a 4 MHz (continua a ser um dos CPU mais usados em todo o mundo), 16 Kbytes de ROM e 48 Kb de RAM que arrancava em menos de 1 segundo e na qual se podia imediatamente começar a escrever código! O primeiro código foi LOAD "", claro, e ligar o leitor de cassetes com o jogo - acho que o primeiro foi o Space Invaders, imaginem! Mas depois da novidade, fiquei a olhar para aquelas teclas e a pensar para que serviam as palavras. Pois é. Os comandos BASIC estavam lá todos, à minha espera. Essa foi a minha primeira linguagem.

Alguns anos depois larguei completamente o BASIC, mas tenho uma dívida de gratidão (eu e alguns informáticos que por aí andam). Sem Internet, multimédia e interfaces gráficas eu estava a trabalhar COM um computador: BASIC e Assembler, o que mais era preciso?

Ainda encontras à venda na Net, mas para experimentares um computador com o qual podias começar logo a escrever código (escreve p ctrl+p Hello World ctrl+p), e teres uma pequena ideia do que se conseguia fazer com 48Kb de RAM, vai a ZXDemo ou a World of Spectrum.