Arranhar o Scratch

Pode-se considerar o Scratch uma linguagem de 4ª geração (uma linguagem de 3ª geração com uma interface gráfica para acelerar o desenvolvimento). A facilidade de aprendizagem é maior, já que todos os comandos da linguagem estão "à vista".

Algumas vantagens do Scratch são:

  • Aprender as bases da programação sem ler um manual
  • Acesso a uma biblioteca de "actores" e "cenários"
  • Uma comunidade bastante vasta e dinâmica.
  • Um site que centraliza essa comunidade e que oferece uma interface Web para divulgar projetos.

Por outro lado,

  • A linguagem é simples - isso quer dizer que, ao aprenderes, chega um momento em que queres fazer algo e sentes que estás a lutar contra a linguagem porque falta algo.
  • Animações ou programas mais complexos tornam-se difíceis de gerir.
  • É desenvolvido em Flash.O Flash não deverá morrer tão cedo, mas vai-se tornar muito menos usado. O futuro próximo é do HTML5.

Ninguém vai construir "Killer Apps" com Scratch, mas vai aprender com bastante facilidade noções modernas de programação - Programação orientada a Objetos e Eventos.

Objetos são blocos de código, como tudo o resto, mas código "encapsulado". Não tens de conhecer o interior do objeto (muitas vezes não tens acesso a ele). Para usares um objeto tens de saber o que o podes mandar fazer (as suas ações) e as formas de o modificar (as suas propriedades). Ações são comandos, propriedades são variáveis que afetam o objeto (como a posição ou a cor). Como os objetos mais avançados são preparados para responder a eventos, estas duas formas de programação estão geralmente ligadas.

A nova versão do Scratch usa-se "online". Podes fazer o download, de uma versão antiga: o Scratch 1.4.

Um pouco escondido, no meio dos links das páginas de suporte, encontras os primeiros passos. Em outros sites vais encontrar outros tutoriais originais ou traduzidos:

http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt

http://www3.di.uminho.pt/~jcr/AULAS/ensprog2013/material-apoio/material-apoio.html

Deve ser o suficiente para começar. Alguns tutoriais também podem ajudar.

Clica na bola:

Passeio no Espaço

 Soprar as velas (blocos e mensagens)

O Voo do Morcego