O que é o SoftLab?

O SOFTLab é um lugar para ensinar as bases de programação (e outros temas relacionados) em Português, mostrar que é possível fazer muito com um pouco de vontade, partilhar uma paixão.

Apesar de geograficamente estarmos localizados na região Oeste, este site é para todos os Portugueses que querem aprender ou desenvolver as suas capacidades. Esta é uma das vantagens da Internet: não importa a distância.

O que o SOFTLab será depende de ti. Pode vir a ser uma comunidade de programadores, um mostruário de projetos de software, um jornal, um conjunto de blogs, um pouco de tudo. Vamos apenas definir algumas regras:

  • Não pretendemos ter o estatuto de Hackers, nem somos fanáticos do software livre, mas gostamos do código aberto, porque permite aprender e partilhar código. Vamo-nos concentrar em programas Open Source, gratuitos e de fácil acesso. Mais do que para um utilizador normal, para um programador é muito importante o acesso ao código-fonte: é a diferença entre corrigir um "bug" e juntar funcionalidades ou pedir e esperar que isso aconteça.
  • Não usamos software pirata. Para quê? Atualmente existem alternativas para quase todo o software comercial. Podem não ser tão sofisticadas, mas funcionam e dão a liberdade de criar sem preocupação com processos jurídicos ou cartas da ASOFT. Além disso, se fores um programador, ao piratear estás a roubar os teus colegas. "Não faças aos outros..."
  • "Multiplataforma" é a palavra-chave para chegar a todos. Vamos tentar encontrar programas que corram nos três principais Sistemas Operativos (Windows, Mac, Linux) para ninguém ficar para trás. Vamos escrever código que seja executável nos mesmos sistemas. Vamos pensar (mais tarde) em sistemas "mobile" (Android, iOS, Blackberry).
  • Vamo-nos divertir. Programar pode ser (e é muitas vezes) frustrante, mas é principalmente divertido. Tal como a escrever um livro ou pintar um quadro, estás a criar algo que é teu.